10 dicas de roupas de festa junina para meninos e meninas

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

As festas juninas são conhecidas pelas roupas coloridas, comidas deliciosas, brincadeiras divertidas e danças tradicionais. Nesta época do ano, tão esperada pelos brasileiros, é comum que as escolas organizem celebrações entre os alunos, promovendo um momento de muita diversão para professores, estudantes e familiares.

Saiba mais: +Encontre bolsas de estudo para o ensino básico

Sem dúvidas, as festas juninas são uma tradição encantadora do Brasil, que antecede as férias escolares e enche famílias e crianças de alegria. Com direito a música, quadrilha e pescaria, esse clima festivo também é ideal para quem ama experimentar doces e salgados típicos.

Para ajudar as famílias na preparação para as festas desse período do ano, selecionamos algumas dicas de roupa de festa junina infantil para usar nessa época. Vale a pena fazer combinações, usar adereços ou investir em uma roupa mais diferenciada. O importante é entrar no clima e curtir a festa!

Veja também: As 10 melhores músicas de festa junina infantil

Confira a seguir!

Roupa de festa junina para meninas

1. Vestido caipira: Um vestido com estampas florais ou xadrez, babados e rendas costuma ser a escolha mais popular e tradicional.

1. Saia e blusa: Uma combinação de saia rodada e blusa, ambas com estampas coloridas e detalhes em fitas e rendas, fazem bastante sucesso entre as meninas.

1. Vestido com avental: Um vestido colorido com um avental branco ou decorado por cima pode ser uma excelente alternativa.

1. Chapéu de palha decorado: Use um chapéu de palha enfeitado com fitas coloridas, flores e laços.

1. Meias coloridas ou rendas: Meias-calças coloridas ou de renda para complementar o visual caipira são uma ótima escolha.

1. Botas ou sapatos de couro: Botas ou sapatos de couro são confortáveis para dançar e combinam com o traje típico.

1. Cabelo com tranças: Tranças ou maria-chiquinhas decoradas com fitas coloridas ou flores artificiais são populares entre as meninas.

1. Lenço no pescoço: Um lenço de tecido colorido amarrado no pescoço adiciona um detalhe rústico ao visual.

1. Maquiagem típica: Faça uma maquiagem com pintinhas nas bochechas, batom vermelho e blush, assim como uma linda boneca caipira.

1. Acessórios florais: Flores artificiais no cabelo, pulseiras de flores e até colares floridos deixam o visual alegre e festivo.

+ Festa Junina na escola: veja como organizar um arraial

Roupa de festa junina para meninos

1. Camisa xadrez: Sem dúvidas, a peça mais clássica do visual junino. Prefira camisas de manga longa, nas cores vermelha, azul, verde ou marrom.

1. Calça jeans remendada: Use uma calça jeans e costure remendos coloridos para dar um toque divertido e característico caipira.

1. Chapéu de palha: Essencial para completar o look caipira. Pode ser adornado com fitas coloridas ou pequenos enfeites.

1. Lenço no pescoço: Um lenço vermelho ou colorido amarrado no pescoço dá um charme especial e é bastante tradicional.

1. Suspensórios: Acrescentam um toque de estilo e são perfeitos para segurar a calça jeans.

1. Cinto de couro: Um cinto de couro ajuda a completar o visual, além de ser funcional para o restante do look junino.

1. Botas ou sapatos rústicos: Opte por botas de couro ou sapatos com aparência mais rústica. Se não tiver, um tênis velho pode ser decorado para combinar.

1. Bigode falso e costeletas: Usar lápis de maquiagem para desenhar um bigode e costeletas no rosto é uma maneira divertida de incrementar o visual.

1. Faixas e patches: Aplique faixas e patchs nas calças e camisas para dar um toque mais alegre e colorido.

1. Colete: Um colete de tecido simples ou de couro pode ser adicionado sobre a camisa xadrez, trazendo um ar mais completo e estilizado ao look junino.

O que fazer para divertir as crianças nas festas juninas?

Além das comidas típicas, como milho, bolo de fubá e maçã do amor, as festas juninas são ótimas para garantir a diversão dos pequenos de um jeito diferente. Geralmente, as crianças que participam das brincadeiras são presenteadas com brindes e prendas, por isso, elas geralmente ficam animadas para estar nas atividades recreativas. As brincadeiras mais comuns das festas juninas são:

• Pau de sebo

• Pescaria

• Correio-elegante

• Saltar a fogueira

• Jogo de argola

• Acertar a boca do palhaço